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terça-feira, 14 de abril de 2015

ROMANTISMO E CLASSICISMO




Em arte existem duas escolas distintas: o Romantismo e o Classicismo. Os Românticos são subjetivos, sentimentais, expressivos, exuberantes e mais preocupados com o conteúdo do que com a forma. Os Clássicos são objetivos, racionais, medidos, pesados, contados e se preocupam mais com a forma que com o conteúdo. Todas as formas de arte se enquadram em uma ou outra escola. Ou nas duas. Na música os românticos seriam Beethoven, Lizt, Mendelson e Tchaikowsky, por exemplo.  Entre os clássicos contam-se Bach, Stravinsky e impressionistas como Ravel e Debussy.  Na pintura os românticos seriam abstratos como Van Gogh, o expressionista. Os clássicos são figurativos como os impressionistas Renoir, Monet, etc. Na poesia, a maioria dos parnasianos são românticos, como Olavo Bilac. Carlos Drummond e Fernando Pessoa são tipicamente clássicos. Na literatura, Dostoievsky e Balzac representam o romantismo enquanto que Gustave Flaubert, que rolava no chão em busca da palavra certa, não podia ser outra coisa senão um clássico. No jazz, contam-se entre os românticos: Charlie Parker, John Coltrane e Stan Getz e, entre os clássicos: Gerry Mulligan, Chet Baker, Stan Kenton e Modern Jazz Quartet. Na música popular americana, o compositor Irving Berlin e o cantor Bing Crosby são românticos enquanto que George Gershwin e Frank Sinatra são clássicos. Até na música popular brasileira de Escola de Samba encontra-se esta diferença, quando compositores como Cartola e Nelson Cavaquinho se revelam  românticos enquanto Zé Kéti é, definitivamente, um clássico. Mas também existem os que congregam as duas escolas numa só, Romântico-Clássica, como Villa Lobos, Rachmaninoff e Rodrigo, na música conhecida como erudita; na pintura Pablo Picasso;  na poesia Vinicius de Moraes, todos possuidores de um conteúdo romântico mas com forma clássica. Eu, pessoalmente me identifico mais com o Classicismo que com o Romantismo mas também, e muito, com aqueles  que misturam as duas escolas.
C.L. abril de 2015   

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