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domingo, 7 de junho de 2015

BOSSA NOVA NORDESTINA


Estava assistindo recentemente meu companheiro de Martinica, Geraldinho Azevedo, juntamente com Amelinha, no Sarau de Chico Pinheiro. Eu curtia as músicas tranquilamente quando o compositor me surpreendeu com uma declaração insólita. Dizendo-se afeto à Bossa Nova, acabou por declarar que ela não havia nascido no Rio de Janeiro e sim no Vale do São Francisco porque, afinal, João Gilberto é de Juazeiro. Se a Bossa Nova tivesse, realmente, nascido no Nordeste, eu nada teria a reclamar porque, além de tudo, sou filho de nordestino, pois a família do meu pai é toda do Maranhão. Mas é preciso atentar para os fatos. A Bossa Nova é primeiramente composição, sendo a interpretação, departamento de João Gilberto posterior pois quem interpreta, interpreta alguma coisa. Apesar de ser o meu preferido, João Gilberto não é o primeiro e tão pouco o único intérprete, havendo antes dele e, também com ele, outros como a primeira intérprete, essa sim, a carioca Sylvia Telles seguida de Nara Leão, Claudete Soares, Leny Andrade, Alaide Costa, Pery Ribeiro e Os cariocas. Nara também é anterior, porque em 57, além de Sylvia Telles, participou do show da Sociedade Hebraica onde surgia por primeira vez a expressão Bossa Nova. Leve-se em conta, ainda, que os compositores de Bossa Nova da primeira geração, todos cariocas, eram também os primeiros intérpretes de sua própria música. Alguém há de comentar que a batida de samba do João seria a característica principal da Bossa Nova, sem levar em conta que a primeira gravação do João Gilberto foi Manhã de Carnaval, um samba-canção e entre as primeira gravações de Sylvia Telles está, entre outras, de 1955, Foi a noite, de Jobim e Mendonça, outro samba-canção o  que corrobora minha conclusão que Bossa Nova não é apenas samba, mas além de samba-canção é, também, marcha-rancho, marchinha, baião, toada, valsa, modinha, etc.....
Cabe apenas adicionar que, segundo a visão de Geraldinho, a música do mineiro João Bosco, por exemplo, teria nascido no Rio Grande do Sul, porque sua intérprete por excelência, Elis Regina, era gaúcha...


Carlos Lyra,  junho de 2015

Um comentário:

  1. Gostei desse texto, notadamente do último parágrafo...
    Quanto ao restante, a mim parece indiscutível a argumentação desenvolvida e ainda mais poderia ser acrescentado, como os fundamentos do gênero já existentes nas composições e execuções de Johnny Alf. E se formos mergulhar profundamente no tema possivelmente encontraríamos também raízes nas gravações de Dick Farney. Ambos cariocas.

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