www.carloslyra.com ----------------------------------------------------------------------- www.myspace.com/carloslyra

terça-feira, 7 de julho de 2015

ESQUERDA E DIREITA


Os conceitos de Esquerda e Direita significando, respectivamente e na verdadeira acepção da palavra, revolução e contrarrevolução têm sua origem nos tempos do Antigo Regime da França revolucionária de 1789. A Esquerda, na época, era representada pelos Jacobinos de Robespierre que defendiam a radicalização da revolução, a melhoria de condições da população pobre e ocupavam a ala esquerda dos Estados Gerais ou Assembleia Constituinte. A Direita da revolução, apesar de que se sentava à esquerda do rei, era representada pelos Girondinos conservadores, liderados por Jacques Pierre Brissot e defendia a monarquia constitucional. Já o Centro reunia o clero, a aristocracia e deputados burgueses que não tinham posicionamentos políticos bem definidos ocupando, é claro, o centro da assembleia.
Hoje, o que chamamos de Esquerda, no Brasil e mesmo no mundo, está mais para canhota ou sinistra e eu, que presumo ser de esquerda e marxista, não reconheço o que sejam revoluções violentas em vez de evolução natural, intolerâncias religiosas em vez de liberdade de culto e ditadura do proletariado no lugar de sociedade sem classes, como não entendo que sejam confundidos o conceito de Marxismo com os de Stalinismo-Leninismo, Maoísmo, Castrismo, Chavismo, Bolivarismo, etc. Os socialismos soviético, chinês e cubano, no meu entender não são, absolutamente, marxistas assim como o PT não seria um partido de Esquerda, na verdadeira acepção da palavra.

C. L. Julho de 2015

Um comentário:

  1. Concordo totalmente. Mas, para mim, se os conceitos perdem todo sentido, podemos , para simplificar, dizer que, à "direita", tem todos os políticos, de qualquer partido e "alhures", tem todos os que não se satisfazem de,poder expressar suas ideias apenas um dia de eleição e querem transformar totalmente a política para encontrar uma democracia verdadeira. É para isso que muitas associações trabalham na França . Mas concedo que, no Brasil, a situação social e cultural não possa facilitar esse tipo de trabalho político.

    ResponderExcluir