www.carloslyra.com ----------------------------------------------------------------------- www.myspace.com/carloslyra

segunda-feira, 13 de julho de 2015

MEU TIPO INESQUECÍVEL

SÍTIO EM SAQUAREMA

“Meu tipo inesquecível “era uma seção que constava da Seleções Readers Digest. Isso me lembra o primeiro caseiro de meu sítio em Saquarema. Cecílio era, um negro retinto, de setenta anos, analfabeto e sem defeitos. Está bem, gostava de beber mas como ele mesmo dizia: Seu Carlos, eu bebo sim mas o senhor nunca vai me ver bebendo no trabalho. Era o protótipo de lisura e integridade. Os pés, sempre descalços e encardidos de barro pareciam se fundir com a tabatinga que pisava.  Podia ser  chamado de um autêntico dedo verde: plantava de tudo em minha horta, desde melancias e abobrinhas gigantes a morangos, alface e cenouras. Depois, orgulhoso, dizia: Agora seu Carlos só falta firmar! Firmar o que Cecílio?  Firmar, firmar seu Carlos , com a máquina!  Zeloso de meus bens interpelou um pedreiro que durante obras no sítio queria levar, em sua c
Kombi, uma partida de tijolos: Aqui do sítio de seu Carlos não sai nada sem autorização dele!  A mulher de Cecílio era uma espécie de mãe de santo que queria dar consultas dentro de minha propriedade. Quando me opus a isso ela foi-se embora e Cecílio com ela, mas antes: Seu Carlos, eu tenho que ir mas não saio daqui até o senhor arranjar outro caseiro! Sabendo que Cecílio se despedia, seu filho veio me procurar para tomar o emprego. Quando, animado, dei a notícia a Cecílio ele me contesta: Seu Carlos, é meu filho mas eu não arrecomendo, o senhor não vai ficar satisfeito!

Antes de trabalhar para mim, Cecílio era vigia de um sítio vizinho.  Quando um ladrão quis invadir o local Cecílio partiu em defesa  da casa e, com uma foice, matou o assaltante. Depois sentou-se ao lado do corpo e ficou esperando a polícia. Os  habitantes da região urgiam que ele fugisse mas ouviram dele: Fugir porque? Eu estava cumprindo minha obrigação!  Para encurtar a história, um coronel da região intercedeu e Cecílio foi devidamente acobertado do incidente. Fico pensando que com um caráter desses, quem se atreve a ter preconceitos? Já tive muitos outros caseiros, alguns muito bons, mas de todas as pessoas que conheço poucas se comparam a meu Tipo inesquecível.


C.L. julho de 2015   

Nenhum comentário:

Postar um comentário