www.carloslyra.com ----------------------------------------------------------------------- www.myspace.com/carloslyra

domingo, 2 de agosto de 2015

RELIGIÃO E CULTURA


Já me manifestei, mais de uma vez, como pessoa absolutamente não religiosa. Educado no Catolicismo, hoje sem professar nenhum credo, nenhuma relação com o além, poderia ser, no máximo, um materialista dialético – de olho na bruxaria… E no entanto creio, firmemente, serem as religiões um indício marcante da cultura e da identidade de um povo.
Todo povo possui seu mito literário religioso: os hindus leem seu Zend Avesta, os muçulmanos seguem o Corão, os judeus recitam o Torah enquanto que a civilização ocidental cristã conta com a Bíblia esta na opinião de muitos, na minha inclusive, um dos melhores livros já escritos.  Acrescento que não é para ser lido, de cara, como um breviário religioso mas como um fantástico e divertido romance de aventuras.
É curioso que, no Brasil, as preferências recaiam sobre mitos indígenas, hindus e orientais em geral, sobretudo os africanos. O que estes últimos têm de interesse cultural talvez não justifique que a população, inclusive a de não afrodescendentes cultue, opcionalmente, Xangô, Oxalá, Oxum e Iemanjá. O próprio negro, totalmente esquecido de outra comunidade africana, os muito cultos e extintos Malês do Brasil colonial e de origem islâmica, negligencia sua integração nos tempos modernos e as expressões de cultura negra atual como Machado de Assis, Lima Barreto, Cruz e Souza, o Aleijadinho e tantos outros.


Carlos Lyra, agosto de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário